BREVE HISTÓRIA DO SURF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

BREVE HISTÓRIA DO SURF

Mensagem  juice em Qui Jan 10, 2008 2:21 pm

BREVE HISTÓRIA DO SURF

I
Nascimento e expansão no mundo


*O inicio da história perde-se no tempo.

Provavelmente os primeiros surfistas fizeram-no de uma forma inconsciente.
Talvez os habitantes das ilhas que se dedicavam á pesca, aproveitassem as ondas como uma forma mais rápida de trazer de volta as suas canoas para terra ou talvez utilizando apenas o corpo se deixassem deslizar nas ondas.

Em uma data definida estas habilidades utilizadas no trabalho ou no lazer tornaram se uma prática autónoma , uma forma de jogo.
Sabe-se que já 200 anos antes de Cristo se esculpiam pranchas de madeira como a Koa e wili wili.

Já no século XII os surfistas Havaianos gravaram nas rochas vulcânicas a sua tradição supondo-se que foi nestas ilhas que pela 1ª vez foram surfadas ondas com uma prancha.

As primeiras pranchas eram grandes e feitas de madeira vermelha.
A sua forma e composição apenas permitia que fossem dirigidas directamente em direcção á praia ou no melhor dos casos de través seguindo a linha da onda.

Inicialmente o Surf era uma prática reservada a uma elite, desporto de reis, reservado aos nobres que o praticavam em praias reservadas.
Com o passar do tempo o acesso foi alargado ao povo.

Os europeus tomaram pela 1ª vez contacto com o Surf quando em 1778 o Capitão James Cook descobriu as ilhas Havaianas.

Os missionários que foram para estas ilhas não estavam de acordo com estas práticas e por sua influência o Surf quase desapareceu. Tal devia se á importância cultural e religiosa do Surf na comunidade hawaiana que se constituía como uma potente arma contra os costumes e crenças ocidentais.

Já no inicio do século XX os havaianos que viviam em Waikiki e face ao que assistiu recomeçaram a surfar pelo simples prazer desta práctica.


Em 1907 Jack London instala-se em Waikiki e face ao que assistiu publica no final deste ano o livro “A Royal Sport:Surfing in Waikiki” que contribui fortemente para a sobrevivência e a propagação do Surf.

No ano 1908 é fundado o primeiro clube de surf “The Outtrigger Canoe and Surfboard Club.”

O pai do Surf tal como o conhecemos foi Duke Kahanamoku



Verdadeira lenda, atleta olímpico de natação em 1912,1920 e 1924 com inúmeros títulos e recordes bem como uma medalha de ouro olímpica em 1932 em pólo aquático com 42anos, dele se contam muitas histórias como aquele em Newport Beach onde salvou com a sua prancha de 54 kilos 8 náufragos do iate “Thelma”, acidente no qual morreram 17 pessoas.

Supõe-se que surfou nos Estados Unidos em 1907 George Preeth (filho de uma havaiana de um marinheiro irlandês) que utilizou uma versão reduzida das pranchas utilizadas pelos havaianos tendo o Duke surfado publicamente em corona Del Mar em 1912.

Esta “precoce” introdução do Surf nestes países explica o porquê de estes serem ainda actualmente junto com o Havai as potências do surf Mundial.

A popularidade do Surf ganhou popularidade nos anos 30 e ganhou a aderência igualmente de algumas mulheres.

È nesta década mais precisamente em 1937 que se dá o nascimento do surf na Europa através do Inglês Jimmy Dix

juice

Número de Mensagens : 30
Idade : 40
Localização : leiria
Data de inscrição : 05/01/2008

Ver perfil do usuário http://www.valsumo.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum