O Surf e suas Organizações

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Surf e suas Organizações

Mensagem  juice em Qui Jan 10, 2008 2:26 pm

Até 1970 o surf de competição era sobretudo uma questão de ego de prestigio.
Nesta data Fred Hemmings organizou a primeira competição semi-professional em Makaha

Ao nível Professional os australianos foram pioneiros na organização ao criarem em 1974 A.S.P.A (Australian Professional Surfing Association) e como reaçcão hawaiana é fundada em honolulu a I.S.P. (Associaton of Surfing Professionals)

Actualmente o surf é um desporto incrivelmente complexo e que deu origem a uma grande variedade de desportos e variantes na arte de surfar como por exemplo Kneeboard, Bodyboard, wavesky, windsurf, Kitesurf, skate, snowboard, etc…



O BODYBOARD


O antepassado do Bodyboard é contemporâneo das antigas pranchas de surf.O seu nome era Paipo tal como se deve observar no filme Rapa Nui e num passado recente já uma versão moderna pode ser observado no Filme Endless Summer original onde aparece uma prancha denominada Bellyboard.

Apesar da sua criação recente em 1971, a prancha de Bodyboard moderna tem pormenores ligados á história da sua criação nos quais dificilmente se diferencia o que é real e o que entra já em campo da lenda.

O que de concreto se sabe é em 9 de Julho de 1971, Tom Morey na sequência de diversas tentativas com formas e materiais diversos resolveu cortar um bloco de espuma com uma faca eléctrica ao mesmo tempo que um ferro quente modelava a espuma utilizando como proteçcão da mesma papel de jornal. Deu-lhe uma forma rectangular inventando ao contrário das pranchas utilizadas até então um nose quadrado bem como uns rails com um ângulo de 45 graus.

Mas o que é que esta prancha trazia de novo em relação as pranchas de Surf para que se pudesse tornar um sucesso???
Era de uma aprendizagem inicial fácil, super manobráveis, sólida, estanque, ligeira, segura, barata e extremamente lúdica.

O início da produção não foi fácil mas Tomas Morey nunca desistiu da sua ideia e a preservança deu frutos quando após diversas evoluções ao nível da concepção e materiais utilizados como por exemplo a utilização de uma superfície de deslize (slick skin), iniciou a venda por correspondência na “Surfing Magazine” chegando a prancha a ser vendida em Kit para o comprador montar.

Apesar de relativamente artesanal a firma entretanto constituía por Morey empregava já bastante pessoas e começou a ser notada por algumas companhias que resolveram tentar comprar esta negócio em crescimento.A melhor oferta veio de Kransco.
A Nível europeu o Bodyboard foi introduzido em 1976 pelo francês Michel Hoff.

Sugestão- para mais informações sugiro fazer uma breve consulta em livros obras sobre testemunhos sobre esta cultura.

juice

Número de Mensagens : 30
Idade : 40
Localização : leiria
Data de inscrição : 05/01/2008

Ver perfil do usuário http://www.valsumo.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum